segunda-feira, 29 de março de 2010

Leitor de mentes?!


Uma matéria no Fantástico de ontem de suposta divulgação científica falou sobre uma tecnologia de "leitura de mentes" que está sendo desenvolvida por pesquisadores nos Estados Unidos e no Japão. Você pode ver a matéria em:


Temos que ter muito cuidado com as informações que a grande mídia passa para o povão. Há uma tendência em simplificar para o povão entender, mas nessa simplificação acabam reduzindo as informações e às vezes perdendo detalhes importantes. Sem dúvida eles poderiam contratar alguém para explicar de uma forma que todos pudessem entender, assim como têm verba para contratar  especialistas em vários assuntos, como as consultorias sobre agronomia (vide Globo Rural), ecologia (vide Globo Ecologia) e direito (vide caso Isabella Nardoni), por exemplo. Enfim... No caso desta reportagem, apareceram afirmações como

"[os pesquisadores] acreditam que em pouco tempo vai haver um leitor de mentes que funcionaria à distância, decodificando o que passa pela cabeça de qualquer pessoa, seja para o bem ou para o mal"

Eles até admitiram que "a leitura de mente é um experimento embrionário", mas não enfatizaram que aquele quadradinho que o computador identificou como sendo a imagem que a pessoa viu na máquina de ressonância magnética estava muito borrado e só apareceu como quadrado em apenas um momento da "leitura da mente" pelo computador. Isso sem contar que um quadrado branco em um fundo preto é uma figura extremamente simples, mesmo se comparado à senha que foi sugerida ser lida em breve por espiões na ficção da reportagem. Imagine a diferença da "leitura" de um quadrado comparada à de um rosto, uma paisagem, ou imagens em sequência, como sonhos!

Outro problema foi que, nesse mesmo exemplo do espião, há a "leitura da mente" de uma pessoa "desconhecida" para o computador do espião. Na pesquisa, segundo a mesma reportagem (não li a pesquisa na fonte), estuda-se a ativação de áreas do cérebro do participante para, a partir daí, quando essas áreas são ativadas novamente, poder inferir que o participante está pensando novamente naquela mesma informação inicial (quadrado, palavra etc.). É pouco provável que o espião tenha pedido para a agente secreta (antes dele tentar obter a senha) que ela olhasse para vários números para ele encontrar no cérebro dela as áreas que se ativavam correspondendo a cada número, concorda?
 
Não tenho dúvidas que os pesquisadores vão considerar isso em suas conclusões, mas isso não foi passado nessa reportagem. É preciso ter calma com os avanços desse tipo de tecnologia, afinal nossos cérebros são máquinas bastante complicadas e para um cérebro de um pesquisador tentar entender, não é tão fácil assim. Como diria um quadro antigo do próprio Fantástico: "estamos de olho!!!"
 

sexta-feira, 26 de março de 2010

Nova Linhagem Humana (?)


Uma amostra de uma falange humana encontrada na Sibéria foi analisada pelos geneticistas Pääbo e Krause, que aparentemente identificaram uma nova linhagem humana (Science, 26/06/2010). O DNA mitocondrial, datado entre 48 e 30 mil anos atrás, foi comparado com o de 54 pessoas do mundo todo, com amostras de Homo sapiens de 30 mil anos de outro sítio russo e com seis neandertais. Não coincidiu com nenhum dos três. Comparando com o DNA mitocondrial de chimpanzés e bonobos, os pesquisadores estimaram que este novo hominídeo deve ter um ancestral comum conosco e com os neandertais há cerca de um milhão de anos. Foi a primeira vez que isso foi feito usando DNA mitocondrial ancestral e não ossos fossilizados e agora a equipe pretende seqüenciar o DNA do núcleo celular para, quem sabe, identificar o chamado Hominídeo X.
 
[Crédito da imagem: http://dotecome.blogspot.com/2007/09/tempestade-sobre-um-campo-de-milho_29.html]

Guerras Espermáticas


Calma! Nada pornográfico nem outro filme de ficção científica! Algumas fêmeas de inseto se acasalam somente uma vez na vida (coitadas) e por isso precisam estocar esperma às vezes por anos. Mas como os machos competem por acasalamentos, pode ser que as fêmeas acasalem mais de uma vez na vida e essa competição entre ejaculações pode levar à destruição do esperma estocado por elas. As fêmeas precisam então “escolher” qual esperma manter para garantir sua fertilidade vitalícia. Uma pesquisa recente (Den Boer et al. na Science de 19/03/2010, p. 1506) mostra que alguns machos de besouros e formigas desenvolveram fluidos que protegem seu esperma e destroem os dos outros. Mas, como contra-ataque, as fêmeas produzem compostos que reduzem essa destruição e aumentam a quantidade de filhotes que elas podem gerar.
 

terça-feira, 23 de março de 2010

Feira FAPERJ 30 Anos

Comemorando 30 anos da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), serão apresentados resultados de projetos relevantes apoiados pela Fundação na Feira FAPERJ 30 Anos, nos dias 24 e 25 de março de 2010. A ABC (Academia Brasileira de Ciências) realiza em parceria com a FAPERJ o evento "Academia-Empresa" na mesma data da Feira. Abaixo está o convite do evento. Para maiores informações, acesse: http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=609

Para pós-graduandos e pós-doutorandos

A Escola São Paulo de Ciência Avançada está selecionando estudantes pesquisadores para uma série de cursos e trocas com pesquisadores daqui e do exterior sobre a dinâmica da fala (a produção da fala em diversos níveis e áreas). O evento será de 3 a 7 de junho de 2010, em Sampa. Vai ser uma peneira fina, de apenas 30 estudantes brasileiros selecionados enviando um resumo de duas páginas em inglês do seu trabalho até 31 de março de 2010. Eu até queria ir, mas acho que não vai ser possível por causa do fim do mestrado... Aproveite quem puder!

Mais informações: http://www.dinafon.iel.unicamp.br/eventos/spsassd/index

Assim caminha a humanidade


Para estrear, saiu uma matéria interessante (estes termos serão frequentes aqui!) no site da Agência FAPESP sobre as pegadas de Lateoli. Para quem não conhece, são pegadas em cinza vulcânica fossilizada, encontradas na Tanzânia, que nos informam muito sobre a locomoção e a organização familiar de ancestrais nossos de 3,6 milhões de anos. Vale a pena dar uma olhada (os créditos da imagem acima também são da Agência FAPESP):


Quem quiser receber o boletim deles, é só se cadastrar lá. Se preferir, acesse aqui mesmo que estou sempre fazendo algum comentário sobre as matérias mais interessantes de lá e de outras fontes.

E nasce um blog...

E aí galera! Primeira postagem deste blog, que tem como objetivo divulgar notícias, artigos e eventos relacionados a diversas áreas da Ciência, especialmente sobre Psicologia Evolucionista.
Por enquanto, o fim do mestrado me impede de escrever muito por aqui, mas o que for aparecendo, vou passando para vocês. Sejam bem-vindos, caros leitores, caras leitoras!