Como os leitores devem ter percebido, este blog tem andado meio parado, mas às vezes é preciso dar prioridade aos nossos compromissos, neste caso, o meu mestrado. Minha defesa está próxima e, quem já passou por uma escrita acadêmica assim sabe que é uma correria na reta final. Só para não ficar com notícias acumuladas, resolvi fazer uma postagem-resumo de algumas das notícias mais interessantes desde a última postagem. Espero que gostem e, quando der, escrevo de novo.
Primeiro, vamos falar das fotos qua a sonda SOHO tirou do nosso Sol em 21/04. Veja abaixo uma das imagens, que dá uma noção de quão pequenos somos (approximate size of Earth = tamanho aproximado da Terra):
Esta imagem foi obtida em divulgação das Agências Espaciais Europeia e Norte-Americana. Outras imagens podem ser vistas ao buscar na internet. O Sol está fechando mais um ciclo de suas atividades, que os astrônomos calculam ser de 11 em 11 anos. Esse ciclo tem sido observado há um tempo, através das manchas que aparecem e das erupções solares como as da foto.
Não sei vocês, mas essas imagens me fizeram lembrar do comentário do Pumba, do filme "O Rei Leão" (Disney, 1994), que diz que as estrelas seriam bolas de gás incandescente e os outros não o levam a sério por sua fama de pouco inteligente. Risos!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Ainda no espaço, em 26/04 a sonda japonesa Hayabusa deu uma de filho pródigo. Já se pensava que ela estava perdida, pois teve um problema de vazamento de combustível em 2005, quando pousou no asteroide Itokawa.
[Crédito da imagem acima: http://www.jaxa.jp/press/2009/02/20090204_hayabusa_e.html]
A Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA) anunciou que a sonda deve voltar à Terra em junho deste ano, pousando na Austrália. Não há certezas que ela contenha material do asteroide, mas se tudo estiver intacto, a Hayabusa será mais uma invenção humana a permitir o estudo de material do espaço (como as viagens Apollo e a sonda Stardust, que analisou um cometa).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------Do espaço para a nossa biosfera, cientistas dos Estados Unidos desenvolveram uma "bateria celular". Não uma bateria de celular, mas uma ligação direta a uma célula de alga para obter bioeletricidade! A pesquisa, sequência a uma francesa que fez ligação nas folhas de plantas, permitiu captar elétrons do processo de fotossíntese direto das células da alga! Um eletrodo de ouro extremamante fino foi inserido nas células (e elas permaneceram vivas por uma hora!) para "roubar" elétrons que tinham sido excitados pela luz solar e antes que a alga os armazenasse sob a forma de açúcar. A energia obtida por célula é muito pequena e seriam necessárias um trilhão de células para chegar à energia de uma pilha AA! Há um longo caminho para estudar a viabilidade dessa forma de produção (ou melhor, de roubo) de energia limpa. É... Estamos próximos de Matrix Plantae!
[Crédito da imagem acima: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reino-protista/reino-protista-10.php]











